CAMALEÃO
Formação: Este jogo necessita de um espaço relativamente plano,
delimitado. Jogam pelo menos seis crianças. Coloca-se uma criança (camaleão),
virada de olhos tapados pelas mãos. As restantes crianças estão colocadas à
vontade, a uma distância de cerca de dez metros.
Desenvolvimento: Ao sinal de início do jogo, as crianças perguntam em
coro àquela que está de costas: “Camaleão, de que cor?” . O camaleão responde
dizendo uma cor, por exemplo, o azul. Mal diz a cor, neste exemplo, o azul, o
camaleão vira-se e começa a correr atrás dos colegas, que fogem. Ao fugir, as
crianças procuram um objeto da cor escolhida e tocam nele, a fim de se livrar.
Neste caso, o camaleão não as pode caçar. Só pode caçar aquelas crianças que
ainda não se livraram, ou seja, não tocaram na cor escolhida. Se o camaleão
tocar em alguém antes de se livrar, este passa a ser o novo camaleão. Se o
camaleão não conseguir caçar ninguém, continua nesta função.
CAIU EM MIM
Objetivo: Esta
dinâmica pode ser considerada um exercício de integração, no entanto, é mais
adequada para grupos que já se conhecem, objetivando o lazer e a descontração.
Procedimentos:
1. Orientar para que todos fiquem assentados em círculo;
2. Distribuir papeletas e lápis para cada participante;
3. Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que o vizinho da
direita realizasse. Pode ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma música,
imitar um animal, etc;
4. Deverão assinar o nome nas papeletas
5. O facilitador recolhe todas as papeletas;
6. Após recolher as papeletas, dá o mote: “Aquilo que você quiser para
si não deve desejar para os outros… Portanto, o que você escreveu na sua
papeleta, quem vai executar é você! (niguém pode se recusar a participar)
7. Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído
QUEM SOU EU
Preparação: Círculo;
crianças sentadas no chão, no centro fica uma criança de olhos vendados.
Desenvolvimento: Ao sinal do líder um dos companheiros da roda faz a
pergunta: “__ Quem sou eu?” A criança de olhos vendados, indica a
direção da voz e responde: “__fulano”. Se acertar escolhe seu
substituto.
JAULA
Preparação: Um grupo
de crianças dispostos em círculos (lado a lado sem darem as mãos) forma a
jaula. O outro grupo, cujos elementos representam os animais, se dispersa pelo
terreno. O professor usará apito ou campainha.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor os animais põem-se a correr, ora
entrando, ora saindo da jaula. A um novo apito, as crianças do círculo dão as
mãos fechando a jaula e prendendo, desse modo, os que ficaram dentro do
círculo. Estes vão então fazer parte do mesmo, juntando-se aos que formam a
jaula. A seguir o jogo recomeça até que todos os animais tenham sido
aprisionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.