BOM DIA
Material: Um lenço
Formação: De mãos dadas as crianças formam um círculo. No interior deste
permanecerá um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: O circulo gira para a direita ou para a esquerda.
Quando o jogador do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A
criança do centro aponta para um jogador e este dirá: “__Bom dia”. O do centro
terá que o reconhecer pela voz, dizendo o seu nome. Caso erre, ainda terá o
direito de apresentar mais dois nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o
centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até
que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o
nome do companheiro.
BARRA MANTEIGA
Formação: Traçam-se duas linhas paralelas com uma distância razoável
entre elas. Atrás de cada uma ficarão de pé as crianças dos dois times com um
número igual de componentes.
Desenvolvimento: Dada a partida uma das crianças do time escolhido para
dar a saída, corre e passa a mão sobre as mãos estendidas dos “inimigos”. De
repente dá um tapinha na palma da mão de um deles (o desafiado) e sai correndo
de volta ao seu lugar. O desafiado deverá sair correndo atrás do desafiante. Se
conseguir pegá-lo antes que ele atinja seu campo levá-lo-á como prisioneiro
para o seu partido, e o time que perder o jogador nomeará outro para fazer novo
desafio ao inimigo. Se não conseguir pegá-lo, o desafiante ficará em seu lugar
enquanto ao desafiado caberá fazer novo desafio. Depois de esgotado o tempo
estipulado para o jogo, vence a turma que contar maior número de prisioneiros.
CACHORRINHO
PEGA RABO
Formação: Formar
colunas de mais ou menos dez crianças, cada um segurando na cintura do
companheiro da frente.
Desenvolvimento: O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que
procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da
coluna troca de lugar com o último.
CORRIDA
CONTRÁRIA
Preparação: As
crianças dispõem-se em rodas, de mãos dadas, todas voltadas para o centro. Um
par de jogadores fica por fora.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o par deslocado em volta do círculo
tocam de repente nas mãos unidas de dois companheiros da roda. Esses
saem a correr, sem se largarem as mãos, na direção oposta à do par que
os desafiou. Cada dupla tenta, então, dando à volta a roda por seu lado,
ocupar os lugares agora vagos no círculo. Quem não consegue, vai para
fora. Recomeçará a corrida em torno da roda a fim de provocar outras duas
crianças. O par que não conserva as mãos dadas perde o direito de ocupar
os lugares vazios.
CARA OU
COROA
Material: Uma moeda
Preparação: Traçam-se no chão duas linhas distanciadas uns 20 metros. Os
piques. No centro os partidos – Cara ou Coroa – com igual número de jogadores,
em 2 fileiras, defrontando-se.
Desenvolvimento: O professor atirará a moeda para o alto e os jogadores
aguardarão a queda para verificar que face ficará voltada para cima – Cara ou
Coroa. O professor anunciá-la-á em voz alta e o grupo do partido correspondente
à face anunciada fugirá para os seus piques (a sua retaguarda) perseguidos
pelos jogadores do outro partido. Os que forem alcançados serão incorporados ao
partido contrário, passando a agir juntamente com os novos companheiros.
Novamente os dois partidos aproximarão do centro e o professor jogará a moeda.
Vitória: Será vencedor o partido que, findo o tempo marcado, tiver maior
número de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.