JOGO
DO LIMÃO
IDADE:
6 anos em diante
OBJ.
ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL:
Limão
LOCAL:
Quadra, pátio, sala, gramado
Formação:
círculo
Organização:
alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução:
os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro... ao mesmo
tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de
posse do limão será eliminado.
JOGO
DA MEMÓRIA
IDADE:
Todas
OBJ.
ESP.: Memória, tato
MATERIAL:
Lápis, grampos, moedas, giz, etc.
Formação:
em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução:
o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado
adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se
sentarão
e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos.
Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo
determinado.
BOM
DIA
IDADE:
7 anos em diante
SEXO:
Ambos
OBJ.
ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL:
Lenço
LOCAL:
Quadra ou pátio
Formação:
círculos
Organização:
alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
Execução:
os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno
de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar
com
este.
CÍRCULOS
UNIFICADORES
IDADE:
Ambos
OBJ.
ESP.: Pronta reação e atenção
MATERIAL:
Disco, toca-fitas
LOCAL:
Ar livre e salão
Formação:
em círculos de pé
Execução:
a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5
ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem
ficam
prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no
círculo.
PERSEGUIR
A BOLA
IDADE:
Todas
OBJ.
ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL:
Bolas
LOCAL:
Ar livre
Formação:
duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução:
o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do
fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás
da
bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em
primeiro lugar.
CORRER
EM CIRCUITO
IDADE:
9 anos
OBJ.
ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
MATERIAL:
Bola
LOCAL:
Quadra
Formação:
fileiras
Organização:
2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada
fileiras com uma bola.
Execução:
ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra
extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O
primeiro
fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica
último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º
de
posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.
PASSE
PASSE
IDADE:
10 anos
SEXO:
Ambos
OBJ.
ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e
basquete)
MATERIAL:
Bolas, arcos
LOCAL:
Quadra, pátio, gramado
Formação:
fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização:
2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2
equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para
ocupar
um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as
fileiras.
Execução:
ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao
4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste
momento
os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o
exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou
receber
a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o
seu.
DÊ 5
PASSOS E FUJA
IDADE:
7 anos
SEXO:
Ambos
OBJ.
ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
LOCAL:
Quadra, pátio
Formação:
grupos de 3
Organização:
três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
25
Execução:
o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros
que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão
e
reiniciarão a atividade trocando os papéis.
JACO
E RAQUEL
IDADE:
9 anos em diante
OBJ.
ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
MATERIAL:
Lenço, sininho
LOCAL:
Sala, quadra
Formação:
círculo
Organização:
alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr.
Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
Execução:
ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó
(levantará) tentará pegá-la. Quando for apanhada, os dois escolhem
os
substitutos.
BOLA
DO CAÇADOR
IDADE:
7 e 9 anos
SEXO:
Ambos
OBJ.
ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
MATERIAL:
Bola
LOCAL:
Quadra
Formação:
livres
Organização:
livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador vai sair para caça e
começa a perseguir procurando tocar com a bola um
colega.
O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes
a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que
todos
sejam caçados.
REVEZAMENTO
IDADE:
Todas
OBJ.
ESP.: Velocidade
MATERIAL:
Bastão de 25m de comprimento
LOCAL:
Ar livre
Formação:
colunas
Organização:
2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o
primeiro aluno segura um bastão.
Execução:
ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna
passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente.
Vencerá
a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.:
os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.
CORRA
SEU URSO
IDADE:
7 e 9 anos
OBJ.
ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL:
Quadra
Formação:
fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna
de costas, será o “urso”.
Execução:
os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e
virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado
em
que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os
ursinhos que auxiliarão o urso pegar.
BOLA
AO CENTRO
IDADE:
8 anos em diante
OBJ.
ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
MATERIAL:
Bola
LOCAL:
Quadra, gramado
Formação:
2 círculos concêntricos
Organização:
os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução:
ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por
entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O
que
conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.
BOLA
AOS 4 CANTOS
IDADE:
7 a 9 anos
OBJ.
ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo
MATERIAL:
Bola de tênis - preferencialmente
LOCAL:
Quadra
Formação:
2 colunas
Organização:
2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra
Execução:
ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto;
abre dois adversário. Trocarão de passes entre seus
companheiros
que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as
mãos dos companheiros.
DANÇA
DAS CADEIRAS
IDADE:
Todas
OBJ.
ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL:
Cadeira, toca-fitas
LOCAL:
Ar livre, salão
Formação:
cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização:
o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução:
ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos
procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma
cadeira.
Vencerá o último a sentar.
CROQUETE
IDADE:
8 anos em diante
OBJ.
ESP.: Agilidade, destreza, atenção
LOCAL:
Quadra, gramado
Formação:
2 colunas
Organização:
duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B.
entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande
afastamento
lateral.
Execução:
ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do
companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o
seguinte.
Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.
MUDANÇA
TRÍPLICE
IDADE:
7 anos em diante
OBJ.
ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL:
Quadra
Formação:
círculo
Organização:
os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução:
ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos
correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O
aluno
do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não
chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.
NOME:
FUTEBOL COM AS MÃOS
IDADE:
10 anos
SEXO:
Ambos
OBJ.
ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho –
respeitar regras e leis
MATERIAL:
Bola
LOCAL:
Quadra
Formação:
livre – 2 equipes
Organização:
livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
Execução:
cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem
conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado.
Vencerá
a equipe que fizer o maior número de gols.
CORRER
EM COLUNA
IDADE:
7 anos em diante
OBJ.
ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL:
Quadra, pátio
Formação:
colunas
Organização:
2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
Execução:
ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último
coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do
mesmo.
Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em
silêncio.
APANHAR
O LENÇO
IDADE:
7 anos em diante
OBJ.
ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL:
Lenço
LOCAL:
Quadra
Formação:
fileiras
Organização:
duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução:
o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado
deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo.
Se o
adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão
somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos
em
determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.
CORRIDA
DE DUPLAS
IDADE:
Ambos
OBJ.
ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL:
Bolas
LOCAL:
Ar livre
Formação:
colunas
Organização:
uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha
de partida.
Execução:
o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar,
toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao
ponto
de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º
pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a
2.
vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.
COMPANHEIROS
ÁGEIS
IDADE:
10 anos
OBJ.
ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL:
Quadra, gramado
Formação:
círculos
Organização:
círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas
(de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no
círculo
B, e vice-versa.
Execução:
os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se
dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição
de
cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.
IDENTIFICAR
OS GRUPOS
IDADE:
6 anos em diante
OBJ.
ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL:
Ar livre
Formação:
livre
Organização:
dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução:
ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.
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