domingo, 28 de dezembro de 2014

Abel e Caim

Abel um herói na fé!



Princípio da lição: Abel foi um herói na fé porque com a sua oferta declarou que precisava do Salvador.
Base Bíblica: Hebreus 11:6 – Hebreu 9:22 – Hebreus 11:4
Texto chave: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6
Objetivos educativos:  Ao final da lição as crianças poderão:
Entender porque Deus se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim.
Entender o significado da palavra substituto.
Quebra-gelo:
Líder leve uma caixinha envolvida com papel de presente, e dentro coloque vários papeizinhos escritos, ou pequenos presentes. Por exemplo: Carro, muito dinheiro, casa, moedas, brinquedos, carrinhos, bonecas, etc. Um deles deve dizer: MEU CORAÇAO.
Diga: Crianças hoje vamos entregar um presente ao Senhor. Aqui dentro tem varias papeizinhos escritos com presentes para serem entregues ao Senhor. Vejamos, qual deles você acha que o Senhor gostaria mais de receber? (leia todos os papeizinhos e permita respostas)
Sim, com certeza, o melhor presente é o nosso coração!

Hora da Palavra
 Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden tiveram dois filhos. O nome do primeiro era Caim e do segundo era Abel. Eles nasceram fora do jardim. Os dois filhos tinham herdado a natureza pecaminosa, e as consequências do pecados dos seus pais.
Com certeza diariamente Adão e Eva deviam contar para os seus filhos como era o jardim do Éden, como eles falavam com Deus, como tudo era harmonioso e cheio da presença de Deus.
Também com muita tristeza eles relatavam o obscuro momento da desobediência e as consequências da mesma.
Você sabe como foi a desobediência  de Adão e Eva? (permita comentários)
Sim, eles tinham comido do fruto que Deus havia proibido de comer! Eles tinham desobedecido a Palavra de Deus deliberadamente!
E os atos de Adão e Eva tiveram graves consequências!
Você  pode dizer algumas consequências do pecado? (permita comentários)
Sim, eles foram expulsos do jardim do Éden, e agora o pecado havia entrado na raça humana, a enfermidade e a morte. O pecado levantou uma barreira entre o homem pecador e o Senhor santo. Agora o homem deveria trabalhar para poder viver, a mulher agora sentiria dores na hora de nascer os bebes e também a criação mudou. A criação, a terra agora estava amaldiçoada.
Quando Adão e Eva contavam estas coisas para os filhos eles esperavam um momento muito especial na história.
-Nós merecíamos morrer por causa do nosso pecado! -Dizia Adão para os filhos.
-Sim, mas Deus em sua misericórdia fez com que outro pagasse pelo nosso pecado! Outro derramou o seu sangue em nosso lugar! Dizia Eva emocionada.
- Sim!! Deus matou um cordeiro e com o seu sangue cobriu o nosso pecado, ele nos vestiu com as suas peles. Disse Adão.
-Lembrem filhos! Necessitamos da misericórdia de Deus, precisamos de um substituto, precisamos do sangue de um cordeiro. Assim seremos aceitos pelo Senhor!
vocês sabem que esse sacrifício lá no Éden apontava para o nosso salvador Jesus? Sim! Ele morreu em nosso lugar para que possamos ser aceitos diante de Deus novamente! Aleluia! Quem aqui pediu para que Jesus o perdoe, o lave e limpe? Gloria a Deus!

Abel guardava no seu coração cada uma das palavras que os seus pais contavam, já Caim discordava, ele achava que não era tão pecador assim, e que se fizesse uma oferta com as suas mãos poderia agradar a Deus.
 Então um dia, Caim menosprezando a necessidade do sacrifício, negou o pecado que havia  nele e pegou do fruto da terra que agora era amaldiçoada e entregou uma oferta ao Senhor. Ele pensava que assim poderia agradar a Deus!
Mas o Senhor não se agradou de Caim, nem de sua oferta! Deus tinha ensinado desde o inicio que era necessário um sacrifício de sangue para que o homem pudesse ser aceito por Deus.
 Mas Abel entendeu que nenhuma boa obra poderia permitir o acesso  a Deus. Simplesmente se apresentou como pecador ao Senhor e entregou também um substituto; alguém que pagaria o preço do pecado, morrendo em seu lugar. Um cordeiro sem defeito. Em Hebreus 9:22 disse: “Sem derramamento de sangue não há perdão” Abel teve fé. A sua fé apontava para Jesus, o perfeito substituto. Ele creu na figura de Jesus quando ofereceu um cordeiro ao Senhor. Com os seus atos, Abel disse ao Senhor: Eu preciso de um salvador!
E esta atitude agradou ao Senhor!
Você sabe o que significa substituto? (permita respostas) Substituto é alguém que ocupa o lugar do outro.
A Bíblia disse em Hebreus 11:4  "Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.”
 Hoje, você e eu também precisamos de um salvador. As vezes algumas crianças pensam que somente em comportar-se bem ou fazer algumas coisas boas já bastam para agradar o Senhor. Outras, pensam que não precisam de Jesus!  Mas com o Herói da Fé ABEL, aprendemos que precisamos de um cordeiro, um salvador. E esse cordeiro é Jesus. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço do nosso pecado, derramou o seu sangue por nós, para que possamos entrar na presença de Deus. Para que possamos ser chamados filhos de Deus.
Devemos entregar ao Senhor o que ele nos pede: a Fé em Jesus.
Quem aqui recebeu a Jesus como Senhor e salvador? (permita respostas)
Quem deseja agradar a Deus como Abel?? Quem deseja ter fé em Jesus Cristo?
 Momento de Oração: Líder guie em uma oração aquelas crianças que desejam receber a Jesus como seu salvador. Depois agradeça a Jesus por se oferecer como o cordeiro substituto, por nos perdoar e purificar. Peça também ao Senhor que aumente a fé das crianças.

Atividade: entregue uma folhinha com a atividade.












1. Quem eram Caim e Abel?
(a) Primos que estavam visitando um parente distante
(b) Filhos de Adão e Eva
(c) Amigos de Jesus
(d) Comerciantes da vila onde moravam Adão e Eva
2. A estória diz que só um dos dois amava Deus de verdade. Você se lembra quem era?
3. Caim sentia que Deus gostava mais de Abel e tinha __________________de Abel.
4. Esse sentimento de Caim era tão forte que ele acabou fazendo uma coisa com seu irmão Abel. Qual das opções está errada?
(a) batendo
(b) abraçando
(c) brigando
(d) matando
5. A estória nos fala que Caim e Abel ofereceram sacrifícios para Deus. Será que você consegue explicar com sua palavras o que é um sacrifício?
6. Conte a alguém o que você entendeu da estória. Pode ser escrevendo, desenhando, da forma que você achar que vai ficar melhor.

Perguntas:
1. Como se chamavam os dois primeiros filhos de Adão e Eva?
2. Quais eram as profissões de Caim e Abel?
3. Quais tipos de ofertas Caim e Abel trouxeram ao Senhor?
4. Porque Caim ficou com raiva de Abel?
5. O que Caim fez?
6. O que Caim disse quando Deus lhe perguntou sobre Abel?
7. Deus sabia onde Abel estava?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.