terça-feira, 23 de julho de 2013

Abraão e a mansidão


1- Recepção / Bate-papo: (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Pedir às crianças que estejam orando pela eleição do Conselho Tutelar, explique que o Conselho Tutelar é o principal órgão de proteção da criança e do adolescente. Ele verifica se os direitos das crianças estão sendo cumpridos. Ele encaminha, por exemplo, os casos de violência e exploração de crianças. Ore para que as pessoas eleitas amem e respeitem as crianças!
5- Revisão da lição anterior: “Fruto do Espírito - Fidelidade” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar a criança a entender que sempre e melhor sermos mansos, não revidarmos, sermos educados e respeitosos, mesmo com as pessoas que nos tratam mal, porque isso agrada a Deus.
7- Quebra-Gelo: Alguém já riu de você porque você vai à igreja ou chamou você de crentinho? O que você fez?
8- Versículo para Memorizar: Bem aventurados os mansos de coração, porque eles herdarão a terra." Mt 5:5
9- Referência Bíblica: Gálatas 5: 22; Gênesis 13:1-17

10-Mensagem: Abrão saiu do Egito com a sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló, o seu sobrinho, foi com ele. Abrão era muito rico; tinha gado, prata e ouro. Ele foi de um lugar para outro até chegar à cidade de Betel; e dali foi para o lugar que fica entre Betel e Ai, onde já havia acampado antes.  Abrão chegou ao altar que ele havia construído e adorou a Deus, o SENHOR. Ló, que ia com Abrão, também levava ovelhas, cabras, gado, empregados e a sua família.  Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. Por isso os homens que cuidavam dos animais de Abrão brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. Um dia Abrão disse a Ló: — Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda. Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do SENHOR ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o SENHOR haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e foi na direção leste. E assim os dois se separaram. Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma, onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o SENHOR. Depois que Ló foi embora, o SENHOR Deus disse a Abrão: — De onde você está, olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes.
Agora vá e ande por esta terra, de norte a sul e de leste a oeste, pois eu a darei a você. Assim, Abrão desarmou o seu acampamento e foi morar perto das árvores sagradas de Manre, na cidade de Hebrom. E ali Abrão construiu um altar para Deus, o SENHOR.
11- Aplicação: No Antigo Testamento Abraão é um retrato de mansidão. Quando seus pastores e os de seu sobrinho Ló, desentenderam-se na disputa pelas melhores pastagens para os rebanhos, ele sugere, para não haver brigas, separar-se de Ló e dá a oportunidade para o seu sobrinho de escolher um novo lugar para morar. Abraão não murmurou, não reclamou de seu sobrinho, simplesmente foi habitar na terra de Canaã. Isso é mansidão. Abraão, sem saber, foi para a terra que Deus lhe daria por herança, "terra que mana leite e mel”.
Como podemos ser mansos? Não reclamar do que não temos, mas confiar em Deus que cuida de nós. Não xingar os outros que nos tratam mal, mas orar para que Jesus mude a vida deles.  Não ficar nervoso quando acontece algo ruim, mas orar para que Deus nos ajude a resolver os problemas. A mansidão traz bênçãos de Deus para as nossas vidas. Somos felizes quando praticamos a mansidão. (Líder ore com as crianças pedindo que Deus as ajude a serem mansas).
12- Atividade: Faça 2 grupos de crianças, dê uma folha de sulfite para cada grupo e peça que elas escrevam situações onde elas podem ser mansas, o grupo que tiver, mas situações ganha. Ex: não vou bater em quem me bate, mas vou falar de Jesus e orar por ela.
13- Comunhão / Encerramento
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.