sábado, 26 de janeiro de 2013

Boas maneiras








 Já aconteceu de você estar na fila para comprar o lanche na escola, e um colega entrar na sua frente? E quando você está falando no telefone, contando as últimas notícias para sua colega e seu irmão resolve tocar bateria! Pois estas situações sempre nos deixa muito irritados, não?

Pois é, o ideal é sempre dar exemplos positivos e desenvolvermos boas maneiras, assim, essas pessoas que tem o hábito de não respeitar os outros ou tentar fazer coisas erradas, sempre acabam aprendendo através desses exemplos.
Imagine só... Você está paquerando aquele “gatinho” na escola e percebe que ele costuma jogar lixo no chão? Você acha que isso é legal? É bom pensar bem nessas situações e sempre dar bons exemplos para quem é próximo de nós.
No convívio com as pessoas, seja da família ou amigos, sempre devemos cultivar boas maneiras e respeitar os demais.
Veja só algumas dicas:

Diga a verdade...

·         Quando quebrar aquela louça que a mamãe adora, diga a verdade. Provavelmente ela vai ficar mais zangada se descobrir uma mentira sua!
·         Brigar com amiguinho acontece, não pode bater, mas se acontecer tem que dizer a verdade. Cada um tem sua razão e sempre há uma forma de resolver a situação.
·         Pegou o ipod da irmã e quebrou? Tem que dizer a verdade. Ela pode ficar furiosa, mas a raiva passa logo e ela vai saber que tem um irmão sincero.
·         Estava jogando bola e quebrou a janela do vizinho? Isso acontece, mas é muito feio não assumir responsabilidades sobre nossos atos.

Peça por favor e diga obrigado...

·         Pessoas educadas sempre são lembradas com carinho, assim, quando pedir um brinquedo para um amigo não se esqueça de pedir “por favor”.
·         Valorizar as atitudes positivas dos outros é sempre gratificante, assim, quando receber um presente ou um elogio, não deixe de agradecer.
·         Se você tem um grande amigo (a), é legal dizer isto a ele e agradecer por sua amizade. Você pode mandar uma mensagem simples, por e-mail, MSN ou cartão, reconhecendo e valorizando sua amizade.
·         Está no meio das pessoas e quer passar? Não esqueça de pedir licença educadamente.
·         Quando estiver na mesa e quiser alguma coisa, peça “por favor” e agradeça ao recebê-la.

Aprenda a dividir...

·         Brincar com amigos é sempre mais divertido, por isso compartilhe seus brinquedos com eles.
·         Já leu aquele livro interessante? Empreste para seus irmãos, assim, depois vocês poderão discutir sobre a história e imaginar outras aventuras juntos.
·         Comer tudo sozinho? Não, isso não é legal! Divida o pedaço de bolo ou sorvete, com a vovó. Comendo juntos ficará mais gostoso!
·         Compartilhe experiência! Que tal fazer uma grande pintura em conjunto? Peça para a mamãe comprar um papel bem grande e muita tinta, chame os amigos e boa diversão...

Respeite os outros...

·         Você gostaria de estar falando ao telefone e seu irmão começar a cantar alto ou tocar bateria? Claro que não, certo? Então não faça isso quando estiver nessa situação. Antes de qualquer coisa coloque-se no lugar dos outros.
·         Para que respeitem seus direitos, você terá que respeitar os dos outros, assim, pense nisso quando quiser pegar o controle e mudar de canal quando a vovó está assistindo televisão.
·         Ser atencioso e educado com as pessoas é sempre uma boa atitude, assim, nem pense em jogar gameboy enquanto as visitas conversam na sala.
·         Você não gosta que estraguem suas coisas, certo? Então pense melhor antes de pegar os objetos de sua irmã, como revistas, livros, roupas para brincar com o cachorro no jardim.
·         Todos gostam de viver em ambientes organizados, assim, pegar as ferramentas do papai e deixar espalhadas junto com os brinquedos não é legal.

Curiosidades
Algumas pessoas pensam que chegar um pouco atrasado em festas e eventos pode ser “chic”, mas os especialistas em etiqueta mostram que isso é extremamente mal educado, além de representar um desrespeito aos demais, que chegaram na hora certa. Portanto, cuide desse detalhe quando for a uma festa ou outro compromisso importante.

Do site:http://www.smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.