MARCHA DOS CHAPÉUS
Os participantes
formam um círculo e marcham ao compasso da música, um atrás do outro como os
chapéus postos, menos um. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que
marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e
este deve sair do círculo, levando um chapéu. O último que consiga manter seu
chapéu será o vencedor. Pode-se fazer a brincadeira com um só chapéu no
círculo. O participante que ficar com o chapéu na cabeça ao cessar a música,
sairá do círculo.
OVELHA
PERDIDA
Uma criança é
escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os
outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e
pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara
e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for
reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os
jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.
FAZENDO
COMPRAS
Um círculo com uma
pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do
círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo:
“Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que
termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que
comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer
isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar
qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do
lugar.
CAÇAR NA
NATUREZA
Jesus usava a
Natureza para as suas ilustrações. Divida a classe em três ou quatro grupos. A
cada grupo deve ser dada uma lista idêntica de artigos que devem ser
encontrados. Ninguém pode sair da área designada.
Sugestões: sementes, trevo, haste de grama, folha de árvore, penas de
aves, varinhas, pedaços de papel. Especifique um limite de tempo de mais ou
menos 3 a 5 minutos. O grupo que conseguir mais itens é o vencedor.
O GATO E O
RATO: – (MODERADO)
Formação: Formam-se
uma roda. Uma criança vai para o centro “o rato” e outra fica de fora “o gato”
Desenvolvimento: Dada a partida a roda começa a girar, enquanto o gato
pergunta e todos respondem:
“__ Seu ratinho está?”
“__ Não senhor!”
“__ Que horas vai voltar?”
“__ Às oito horas!”
“__ Que horas são?”
“__ Uma hora!”
“__ Que horas são?
“__ Duas horas!”
E assim por diante, até chegar o horário fixado (oito horas). Aí a roda
pára e o gato corre a procura do rato. Durante a correria, ao rato serão
facilitadas a saída e a entrada na roda enquanto que ao gato serão
dificultadas. O jogo acaba com a prisão do rato que passará a ser gato na
próxima rodada e um novo rato será escolhido.
PAREM!: –
(MODERADO)
Material: Uma bola
leve.
Preparação: As crianças dispõem-se em rodas, tendo ao centro um jogador
de pose da bola. Todos são numerados, inclusive o que está no meio.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador central chama qualquer
companheiro (pelo número), atirando simultaneamente a bola ao chão. Feito isto,
corre, procurando afastar-se o mais possível do meio da roda, no que é imitado
pelos demais, a não ser aquele cujo número ele chamou.
Este pega depressa a bola e grita: “__ Parem!”, voz que todos obedecem,
imediatamente, conservando-se imóveis nos seus lugares. O jogador que tem a
bola procura então, também sem sair do lugar, atingir com ela um companheiro,
que nada deve fazer para evitá-lo. O alcançado pela bola é excluído,
continuando a brincadeira, depois de refeito o círculo, com o número chamado no
centro do círculo de posse da bola, a solicitar outro número. A vitória é das
crianças que restarem em jogo depois de decorrido o tempo combinado. Quando não
há atingidos ou quando a bola toca alguém acima da cintura, o círculo
recompõe-se igualmente e a brincadeira prossegue, voltando ao centro a mesma
criança para chamar outro
número. Aqueles que não atendem ao sinal de parar ou procuram
esquivar-se da bola, que continuam a correr e ainda as que lançam a bola acima
das pernas dos companheiros são excluídos do jogo.
PEGA A BOLA
PESADA: – (MODERADO)
Material: Uma bola.
Formação: Jogadores dispostos em círculo, ficando uma no centro.
Desenvolvimento: Os do círculo passam a bola livremente uns aos outros,
de modo que o do centro não consiga tocá-la. Aquele que deixar a bola ser
tocada, irá para o centro e por sua vez terá que tocá-la para ser substituído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e divida suas ideias.